Perfil

Nasci com a creche e o jardim de infância na freguesia e concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 01/09/2006. Cresci também para o o 1º ciclo, que abriu a 01/09/2010. Tenho um espaço bastante amplo e apelativo para todos... gosto muito de brincar e de aprender, com toda e equipa que faz parte de mim. Muitas são as atividades que desenvolvo ao longo do ano, tendo um projeto educativo e um plano de atividades, bastante rico, desde as saídas a espaços culturais desta cidade, bem como para fora do concelho, além de todas aquelas previstas nos projetos. Faço diversas e variadas actividades inerentes às orientações curriculares, ao modelo de gestão da qualidade (creche), bem como as emanadas pelo Ministério da Educação para o ensino básico... também tenho inglês, ginástica, expressão musical, ballet, piscina, musicoterapia e durante também vou para a praia. Adoro brincar na horta e no pomar biológico que tenho na parte de baixo da quinta, além de um imenso prado, todos estes espaços exteriores completamente relvados (cerca de 1000m2).Há muita magia e fantasia neste espaço pensado e criado para as crianças. Aqui crescemos a brincar, mas com muita arte. Todos os dias acordo às 07h50m deito-me às 19h30m, estando aberto 12 meses no ano. Durante o mês das férias escolares, os alunos e crianças desenvolvem atividades em workshop´s temáticos, definidos pela equipa pedagógica e multidisciplinar... se ainda não me conhece, aguardo a sua visita, pois tenho a certeza que vos vou surpreender!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Orquestra dos tachos... na creche!
















Orquestra dos tachos!!
Esta semana, foi dado a conhecer aos nossos artistas como as panelas da cozinha lá de casa, podem também ser transformadas em instrumentos musicais. Inicialmente exploraram os diferentes utensílios através da forma, para que serve, depois exploramos os diferentes sons que estes utensílios nos oferecem.
Posteriormente foi distribuído uma baqueta para cada um, para assim explorar o som dos diferentes objetos. Observaram o adulto na execução de movimentos e sons e logo de seguida quiseram experimentar continuando na base da imitação. O desenvolvimento auditivo, a imaginação e a coordenação de movimentos foram os objetivos da atividade.
Começaram por explorar apenas um dos objetos e só depois de alguma insistência é que exploraram todos verificando os diferentes sons que estes produzem.
Convidamos a sala dos cantores para se juntarem a nós e participarem nesta orquestra. Cantamos músicas ao mesmo tempo que exploramos o som dos objetos, de acordo com o ritmo que a música nos oferece. Após algum tempo, o professor Alberto juntou-se a nós e a nossa orquestra ficou completa.
Não estranhem se os nossos meninos e meninas quiserem fazer isto em casa, façam com eles e divirtam-se.
Beijinhos
Sala dos Artistas.





1 comentário:

  1. Penso ser muitíssimo importante a aprendizagem das expressões artísticas,a exploração sensorial e auditiva e o desenvolvimento das apetências de cada um para um crescimento harmónico do ser humano.
    Quem sabe se sairá daqui uma banda famosa!
    Bateristas não faltarão...
    avó gui

    ResponderEliminar