Perfil

Nasci com a creche e o jardim de infância na freguesia e concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 01/09/2006. Cresci também para o o 1º ciclo, que abriu a 01/09/2010. Tenho um espaço bastante amplo e apelativo para todos... gosto muito de brincar e de aprender, com toda e equipa que faz parte de mim. Muitas são as atividades que desenvolvo ao longo do ano, tendo um projeto educativo e um plano de atividades, bastante rico, desde as saídas a espaços culturais desta cidade, bem como para fora do concelho, além de todas aquelas previstas nos projetos. Faço diversas e variadas actividades inerentes às orientações curriculares, ao modelo de gestão da qualidade (creche), bem como as emanadas pelo Ministério da Educação para o ensino básico... também tenho inglês, ginástica, expressão musical, ballet, piscina, musicoterapia e durante também vou para a praia. Adoro brincar na horta e no pomar biológico que tenho na parte de baixo da quinta, além de um imenso prado, todos estes espaços exteriores completamente relvados (cerca de 1000m2).Há muita magia e fantasia neste espaço pensado e criado para as crianças. Aqui crescemos a brincar, mas com muita arte. Todos os dias acordo às 07h50m deito-me às 19h30m, estando aberto 12 meses no ano. Durante o mês das férias escolares, os alunos e crianças desenvolvem atividades em workshop´s temáticos, definidos pela equipa pedagógica e multidisciplinar... se ainda não me conhece, aguardo a sua visita, pois tenho a certeza que vos vou surpreender!

domingo, 26 de maio de 2013

Ida da pequenada para o 1º ciclo



Tal como no ano letivo anterior, começamos às sextas feiras a fazer a transição das crianças que para o ano letivo 2013/2014, irão transitar para o 1º ciclo.
Nesta fase, começaram a escrever os ditongos e alguns já revelam uma letra muito bonita. Esta passagem de "testemunho" é de enorme importância, uma vez que as angústias, tanto de pais, como de filhos começam a ser ultrapassadas com estas vivências em contexto real de sala de aula. Infelizmente, ainda se ouve dizer "vais ver, quando fores para o 1º ciclo é que vai ser!!". Com forte conotação negativa, as crianças naturalmente que desmotivam e começam a pensar que aquilo que tanto ambicionavam "Entrada no 1º ciclo", pode ser um "cabo de trabalhos". Para as nossas crianças esta articulação com o 1º ciclo é constante e a pequenada revela uma enorme curiosidade em aprender, o que faz com que o sucesso educativo, com o devido acompanhamento da família  da escola e de outras instituições incumbidas de se articularem com estes dois contextos e vice versa, seja indicador de aprendizagens bem sucedidas.
As novas rotinas de sala de aula, os novos horários, os espaços já conhecidos começam agora a ser vivenciados, não por crianças mas por alunos. É importante que este trabalho seja realizado também no pré escolar, tal como temos vindo a fazer, de forma a que a entrada no novo ciclo, seja realizada com maior sucesso e envolvimento dos pais nesta nova etapa. A educadora está na retaguarda deste processo, assegurando, tal como com a professora, sentimentos satisfatórios e balanços de final de dia positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário