Perfil

Nasci com a creche e o jardim de infância na freguesia e concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 01/09/2006. Cresci também para o o 1º ciclo, que abriu a 01/09/2010. Tenho um espaço bastante amplo e apelativo para todos... gosto muito de brincar e de aprender, com toda e equipa que faz parte de mim. Muitas são as atividades que desenvolvo ao longo do ano, tendo um projeto educativo e um plano de atividades, bastante rico, desde as saídas a espaços culturais desta cidade, bem como para fora do concelho, além de todas aquelas previstas nos projetos. Faço diversas e variadas actividades inerentes às orientações curriculares, ao modelo de gestão da qualidade (creche), bem como as emanadas pelo Ministério da Educação para o ensino básico... também tenho inglês, ginástica, expressão musical, ballet, piscina, musicoterapia e durante também vou para a praia. Adoro brincar na horta e no pomar biológico que tenho na parte de baixo da quinta, além de um imenso prado, todos estes espaços exteriores completamente relvados (cerca de 1000m2).Há muita magia e fantasia neste espaço pensado e criado para as crianças. Aqui crescemos a brincar, mas com muita arte. Todos os dias acordo às 07h50m deito-me às 19h30m, estando aberto 12 meses no ano. Durante o mês das férias escolares, os alunos e crianças desenvolvem atividades em workshop´s temáticos, definidos pela equipa pedagógica e multidisciplinar... se ainda não me conhece, aguardo a sua visita, pois tenho a certeza que vos vou surpreender!

domingo, 10 de março de 2013

1º encontro do ciclo de Conferências, incluído no projeto educativo do colégio "Crescer com Arte... educar com arte... a arte de educar"... conversámos sobre... "Parentalidade positiva"

"Não existem pais perfeitos, nem os filhos precisam de pais perfeitos para nada. Precisam sim de pais atentos, disponíveis e afetuosos, que nas alturas certas estejam ao seu lado, para lhes corrigirem as atitudes, os incentivarem e apoiarem a seguir em frente dando-lhes ânimo e coragem para alcançar os objetivos a que se propuseram, ou para impedirem que levem por diante algo que possa vir a prejudicar.”

Não é de hoje que ouvimos a famosa expressão “O importante não é a quantidade, mas a qualidade”. Mesmo assim esse dilema continua a atormentar muitos pais. Alguns porque,  desejam estar mais próximos dos filhos e outros porque se aproveitam deste lema para justificarem a sua ausência. Afinal de contas, de quantas horas se faz um pai ou uma mãe? É possível ser mães e pais educadores com pouco tempo? De quanto tempo precisam os filhos? Será que o tempo de qualidade é suficiente?

Muitas questões foram levantadas, tendo sido este o 1º encontro, num espaço de formação por excelência, o Colégio Talvaizinho, onde a partilha de experiências e o debate constante foi um ponto forte desta formação, tendo como orientadora e formadora a Drª Sandra Silva que,  com todo o seu saber teórico e prático, partilhou connosco dicas de como poderemos ser pais mais eficazes, sem nunca perdermos o autocontrolo... falamos também da inteligência emocional, como exemplos práticos de como a deveremos colocar em prática. No final da formação, foi distribuído aos presentes, informação em formato papel, com algumas dicas, de como poderemos exercer uma parentalidade mais funcional, sem perder o autocontrolo, bem como bibliografia com casos muito práticos.
Foi no sábado chuvoso e ventoso lá fora, que, um grupo de pais, se encontrou no Colégio Talvaizinho, entre  as 14h30m e as 19h00... sim já era tarde, quando terminamos mas o entusiasmo era tanto, que nem os ponteiros dos relógios a andar, moviam os pais a se levarem e irem embora. Sabiam que os filhotes estavam bem, pois a Vera e a Manuela asseguram, com todo o seu profissionalismo, o serviço de babby sitting no colégio. Obrigada a todos os que connosco estiveram e esperamos continuarmos a ver-vos nos próximos encontros.










 




Como educar sem recorrer a castigos, gritos ou palmadas

Estabelecer regras e limites; Preferir o diálogo; Explicar à criança, os motivos do Não; Os pais não devem ser desautorizados na frente das crianças; Recrimine o ato e não a criança; Elogie a criança perante os bons comportamentos

Disciplina Positiva

Amor firme; Estabelecimento de limites; Reforço Positivo



Foi um sábado, de tarde, para o Colégio Talvaizinho, muito bem passado!!

Sem comentários:

Enviar um comentário