Perfil

Nasci com a creche e o jardim de infância na freguesia e concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 01/09/2006. Cresci também para o o 1º ciclo, que abriu a 01/09/2010. Tenho um espaço bastante amplo e apelativo para todos... gosto muito de brincar e de aprender, com toda e equipa que faz parte de mim. Muitas são as atividades que desenvolvo ao longo do ano, tendo um projeto educativo e um plano de atividades, bastante rico, desde as saídas a espaços culturais desta cidade, bem como para fora do concelho, além de todas aquelas previstas nos projetos. Faço diversas e variadas actividades inerentes às orientações curriculares, ao modelo de gestão da qualidade (creche), bem como as emanadas pelo Ministério da Educação para o ensino básico... também tenho inglês, ginástica, expressão musical, ballet, piscina, musicoterapia e durante também vou para a praia. Adoro brincar na horta e no pomar biológico que tenho na parte de baixo da quinta, além de um imenso prado, todos estes espaços exteriores completamente relvados (cerca de 1000m2).Há muita magia e fantasia neste espaço pensado e criado para as crianças. Aqui crescemos a brincar, mas com muita arte. Todos os dias acordo às 07h50m deito-me às 19h30m, estando aberto 12 meses no ano. Durante o mês das férias escolares, os alunos e crianças desenvolvem atividades em workshop´s temáticos, definidos pela equipa pedagógica e multidisciplinar... se ainda não me conhece, aguardo a sua visita, pois tenho a certeza que vos vou surpreender!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Conhecemos as formas geométricas... na sala dos cantores!

A sala dos cantores, está a explorar e trabalhar as formas geométricas. Descobrimos que o circulo tem a forma da lua, o chapéu tem a forma de um triângulo  o quadrado tem quatro lados iguais e que até o rectângulo cresceu mais um pouco de um lado! Ao trabalharmos as formas geométricas, utilizamos como recurso pedagógico os blocos lógicos, trabalhando a noção de cor, forma, textura e espessura. Com os blocos lógicos pudemos “construir” casas estimulando assim o desenvolvimento cognitivo, psico motor, intelectual, nomeadamente com jogos de associação... não esquecendo, o tema do nosso projecto de sala: “Criar com imaginação”.
Ao visualizarmos cada forma geométrica, identificamos cores como o amarelo, o vermelho, o verde e o azul. Como associamos essas cores à forma geométrica, realizamos uma atividade de pintura. O objetivo era associar a cor à forma correspondida!
Como este trabalho tem suscitado muito interesse e até já andamos a cantarolar a canção das formas geométricas:
Eu sou o quadrado
Bonito de mais
Tenho quatro lados
Todos iguais

Eu cá sou o círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito cá da minha rua

Eu sou o rectângulo
Cresci mais de um lado
Para ver se ganho pontos ao quadrado
Eu sou o triangulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos!” 






2 comentários:

  1. CONSIDERO MUITO IMPORTANTES ESTAS AQUISIÇÕES E ASSOCIAÇÕES NAS APRENDIZAGENS QUE SÃO UM PROCESSO DINÂMICO ,NÃO ESTÁTICO NEM DISSOCIADO, CONSTITUINDO UM VALIOSO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO,PRIMORDIAL NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS.
    AVÓ GUI

    ResponderEliminar
  2. Muito trabalhadores estes cantores! Bom trabalho!

    Catarina Abelenda (mãe do Rafael)

    ResponderEliminar